Aplicação do PMBOK na Implementação da Norma ISO 9001:2015 e na Gestão da Qualidade em Datacenter
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13831031Palavras-chave:
Data CentersResumo
A gestão da qualidade promove a eficiência garantindo a qualidade nos processos industriais e difunde essa mesma lógica em toda a cadeia de suprimentos, dependendo de um único esforço: atender o cliente com eficácia, visando explorar a metodologia ágil na implementação e gestão da qualidade, empregando a ISO 9001:2015. A monografia apresenta um estudo de caso de uma grande empresa do setor de Data Center e Telecomunicações. As lições aprendidas demonstram que, mais do que controlar, é essencial estipular práticas e rotinas de avaliação dos trabalhos, focando no cliente, capacitando os líderes e proporcionando o engajamento dos colaboradores. No estudo foi possível constatar a importância de tratar os processos individualmente e acompanhar o dia a dia na busca de melhoria contínua.Referências
CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da qualidade ISO 9001:2015: requisitos e integração com a ISO 14001:2015; Mateus Cecílio Gerolamo. 1. ed. [3. reimpr.]. São Paulo: Atlas, 2019.
COSTA NETO, Pedro Luiz. Administração com qualidade: conhecimentos necessários para a gestão moderna. 1. ed. [2. reimp.]. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda., 2017.
LOBO, Renato Nogueirol. Gestão da qualidade. 2. ed. São Paulo: Érica, 2020. 216 p.
MARSHALL JÚNIOR et al. Gestão da qualidade. 10. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010. 204 p.
PERIARD, Gustavo. O ciclo PDCA e a melhoria contínua. Disponível em: http://www.sobreadministração.com/o-ciclo-pdca-deming-e-a-melhoria-continua/. Acesso em: [data de acesso].
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE [PMI]. Guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (GUIA PMBOK). 7. ed. Newtown Square, Pennsylvania: Project Management Institute, Inc., 2021.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE [PMI]. Guia PMBOK: Um guia para o conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. 6. ed. Philadelphia: Project Management Institute, 2017.
NORMAS ABNT NBR ISO 9001. Terceira edição. 30 set. 2015.