Gerenciamento do Fluxo de Ar e Eficiência Energética em Datacenters
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13839620Palavras-chave:
Data CentersResumo
O uso da IA (Inteligência Artificial) na solução de inúmeros problemas e o aumento do volume de processamento de dados demandará um percentual considerável de energia elétrica, energia esta que no Brasil ainda não está disponível para os Data Centers. Diante da indisponibilidade de energia elétrica, seu uso inteligente e responsável é vital para o negócio da empresa, tornando-se indispensável e um desafio para as equipes de TI e Facilities, além de ser um diferencial de mercado. Em um Data Center, o PUE – Power Usage Effectiveness é uma excelente métrica para entender o quão bem um Data Center entrega energia para o seu equipamento de TI, e o Sistema de Climatização tem uma participação fundamental no resultado, sendo na redução ou aumento da conta de energia, dependendo de seu projeto, topologia e manutenção. Neste artigo, trataremos da importância do Gerenciamento do Fluxo de Ar na redução do consumo de energia elétrica e no resultado do PUE em um Data Center.Referências
CLARITY TREINAMENTOS. Fluxo do Ar de Refrigeração em Data Centers. Clarity Treinamentos. Acesso em: 05 jul. 2024. Disponível em: https://www.claritytreinamentos.com.br.
IBM. O que é um data center? IBM. Acesso em: 05 jul. 2024. Disponível em: https://www.ibm.com/br-pt/topics/data-centers.
REDES TECNOLOGIA E SERVIÇOS. Entenda o que é PUE (Power Usage Effectiveness) e como é feito o cálculo. Redes Tecnologia. Acesso em: 05 jul. 2024. Disponível em: https://redestecnologia.com.br/o-que-e-pue/.
WEBINAR RTI. 14° Webinar RTI: Climatização para data centers: controle de fluxo de ar. Acesso em: 05 jul. 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TxyuPDlvQug.