Abordagem sobre Resfriamento Líquido para Datacenters
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13839718Palavras-chave:
Data CentersResumo
Hoje em dia, vemos uma demanda crescente por processamento de dados, devido à digitalização de processos, computação na nuvem e, principalmente, Inteligência Artificial (IA). Isso acarreta num crescimento exponencial no consumo e geração de dados, surgindo a necessidade de aumentar a densidade de servidores nos datacenters, resultando em um maior consumo de energia e na geração de uma grande quantidade de calor. O método mais tradicional utilizado nos dias de hoje é através do resfriamento a ar, que possui uma limitação quando há uma densidade de servidores muito grande, além de não se mostrar eficiente e sustentável. Diante disso, uma outra técnica surge como alternativa para atender essa demanda, que é o resfriamento líquido, que aproveita as propriedades de transferência de calor da água e de outros fluídos para ter uma melhor eficiência na refrigeração dos equipamentos. Este artigo tem o objetivo de mostrar algumas técnicas utilizadas para implementar esse tipo de resfriamento.Referências
CLARITY TREINAMENTOS. Fluxo do Ar de Refrigeração em Datacenters. Clarity Treinamentos. Acesso em: 05 jul. 2024. Disponível em: https://www.claritytreinamentos.com.br.
IBM. O que é um datacenter? IBM. Acesso em: 05 jul. 2024. Disponível em: https://www.ibm.com/br-pt/topics/data-centers.
REDES TECNOLOGIA E SERVIÇOS. Entenda o que é PUE (Power Usage Effectiveness) e como é feito o cálculo. Redes Tecnologia. Acesso em: 05 jul. 2024. Disponível em: https://redestecnologia.com.br/o-que-e-pue/.
WEBINAR RTI. 14° Webinar RTI: Climatização para datacenters: controle de fluxo de ar. Acesso em: 05 jul. 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TxyuPDlvQug.